Tuesday, January 27, 2009

Curiosidade ou controlo de informação?

Em tempos, achava os telejornais apresentados pela Manuela Moura Guedes, algo sensacionalistas. A pivot, chegava mesmo a opinar sobre as noticias que acabava de apresentar, algo que vai contra o espírito imparcial com que qualquer jornalista deve informar o seu receptor. Hoje em dia, porém, não que pense que o jornalista deve opinar, mas começo a não ver com desagrado a intervenção demolidora que esta nossa jornalista faz ,sem pejo algum, ao nosso PM e às suas politicas.
Que todos nós suspeitamos, e que alguns sabem-no bem, a comunicação social está a ser fortemente controlada pelo governo . Exemplo disto foi o caso que envolveu, a correspondente da RTP em Madrid, que levou à quase demissão de José Rodrigues dos Santos. Casos como cerimónias de entregas do Magalhães, que de português não tem nada, a criancinhas que para a TV fingem ser já donos dessa pequena maravilha, mal se apagam os holofotes estes mini computadores são-lhes retirados para mais uma acção publicitária noutra escola a designar, e que incompreensivelmente os noticiários a isso não se reportam.
Muitos mais exemplos haveria a dar e por isso é que aplaudo a Manuela Moura e Guedes que em entrevista vem explicitamente dizer que este governo tenta, abusivamente, condicionar os telejornais, pretendendo saber de antemão qual o alinhamento dos noticiários e saber se haverá alguma noticia desfavorável ao Primeiro Ministro.
Se isto é feito na TVI, imagine-se agora na RTP!!

No comments: